Embrapa realiza 2º Ciclo de palestras sobre pecuária tropical

Embrapa realiza 2º Ciclo de palestras sobre pecuária tropical

Desde 22 de junho, a Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Cocais deram início ao 2º CICLO DE PALESTRAS SOBRE PECUÁRIA TROPICAL O evento está sendo realizado todas às 3ª feiras e 5ª feiras, das 18h30 às 20h30, horário de Brasília, pela plataforma Zoom, e vai até o dia 7 de dezembro. O objetivo é capacitar técnicos que atuam na cadeia produtiva do leite abordando diversos temas de interesse, como manejo de pastagens, manejo reprodutivo do rebanho, manejo, dentre outros. As inscrições para este ciclo já se encerraram, no entanto, os organizadores estão preparando o 3º ciclo e quem quiser saber mais detalhes pode entrar em contato com o pesquisador e idealizador do Programa Balde Cheio, Artur Chinelato (artur.camargo@embrapa.br).

Neste 2º ciclo, estão participando do evento 224 técnicos da cadeia produtiva do leite de todo o Brasil, sendo 68 do Estado do Maranhão, e também de países da América Latina, como Bolívia, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador. A iniciativa tem o objetivo de levar informações, capacitar e estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da bovinocultura de leite no Estado e ainda permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

Ao todo, estão programadas 52 palestras/aulas que abordarão diversos temas sobre o manejo de pastagens e manejo do rebanho (alimentar, sanitário e reprodutivo). Entre os palestrantes, está o engenheiro agrônomo Artur Chinelato, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e criador e coordenador do Programa Balde Cheio, que é reconhecido por sua execução em todo o território nacional e outros países da América do Sul. Também participarão como palestrantes outros pesquisadores da Embrapa envolvidos no projeto, como André Novo e Cláudia Mori, além de instrutores que já foram capacitados ao longo dos mais de 20 anos do projeto, bem como parceiros de Universidades, técnicos e relatos de produtores parceiros.

Histórico – No Maranhão, o projeto Balde Cheio teve início em 2008, em uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sudeste (Unidade da Embrapa líder do projeto) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE-MA, Regional de Imperatriz-MA. De lá para cá, mais de 2 mil produtores de leite foram beneficiados no estado. Atualmente, cerca de 50 propriedades são beneficiadas com o projeto em 16 municípios da Região Tocantina, mais os municípios de Presidente Dutra e Bacabal. Em 2016, o Balde Cheio tornou-se projeto institucional em rede da Embrapa, abrangendo 16 Unidades da Empresa, incluindo a Embrapa Cocais, Unidade da Embrapa no Maranhão. Joaquim Costa é o pesquisador responsável pelas ações do projeto no estado.

Mais sobre o Balde Cheio – Criado e desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste há mais de 20 anos, o Balde Cheio conquistou reconhecimento, por contribuir para o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira, particularmente dos pequenos produtores, com ações em praticamente todo o Brasil e América do Sul, sempre em parcerias multi-institucionais, que o permitiram alcançar um número expressivo de técnicos e produtores.

Para participar do projeto, o produtor deve cumprir os “combinados”: realizar exames anuais para detecção de brucelose e tuberculose; ter acompanhamento técnico na propriedade; registrar os controles básicos relativos ao clima (chuvas e temperaturas máxima e mínima), às finanças (despesas e receitas com a atividade leiteira) e ao rebanho (parições, coberturas, pesagens mensais e controles leiteiros); e permitir que a propriedade seja visitada por outros produtores e técnicos para realização de dias de campo e reuniões.

Os produtores que participam do projeto recebem as orientações dos profissionais da assistência técnica, bem como de um instrutor, capacitados por pesquisadores da Embrapa. Os direitos do produtor são: ser assistido pelo extensionista local e sair e voltar quando quiser ao programa.

Mais informações sobre as parcerias e como participar podem ser obtidas na página eletrônica do projeto www.embrapa.br/balde-cheio

Lei também sobre o Balde Cheio em matéria em nosso site:

https://www.embrapa.br/cocais/busca-de-noticias/-/noticia/37068131/balde-cheio-multiplica-producao-leiteira-e-transforma-a-vida-de-produtores

https://www.embrapa.br/cocais/busca-de-noticias/-/noticia/38584245/balde-cheio-inicia-nova-fase-no-maranhao?p_auth=pSNbAjrL 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.