Nosso orgulho e homenagem ao grande engenheiro florestal Manoel de Freitas, nosso Conselheiro.



OS GRANDES SILVICULTORES - Manoel de Freitas

O Engenheiro Florestal Manoel de Freitas faz parte de um seleto grupo de profissionais, que acompanhou e participou ativamente de todo o processo de desenvolvimento da silvicultura brasileira. É considerado como dos principais precursores na formação do polo da indústria de celulose e papel de Três Lagoas - Mato Grosso do Sul. Formou-se em 1969 pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou na antiga Champion, atualmente International Paper, de 1970 a 2002.
Dedicação, disciplina, responsabilidade e ética foram as diretrizes marcantes de sua conduta profissional. Tem sido um dos grandes expoentes da silvicultura brasileira. Sua experiência profissional, sua liderança, e em especial, seus esforços pessoais para promover o desenvolvimento tecnológico, via integração das empresas florestais com as universidades, são fatores que espelham sua personalidade. Completou sua formação profissional com cursos de administração na PUC - Campinas e Gestão Ambiental na FMC- Faculdade Metropolitana de Campinas. Possui dezenas de trabalhos divulgados. Profissional de capacidade reconhecida em nível internacional. Grande formador de equipe e admirado pelo companheirismo por centenas de profissionais com os quais trabalhou. Um exemplo de cidadão e profissional. Tem sido exemplar protagonista das inúmeras causas florestais.
Manoel de Freitas é paulista, nascido na cidade de Itararé em 1946. Na Champion e depois International Paper desenvolveu uma longa e vitoriosa carreira: praticamente ocupou todos os cargos de gestão florestal na empresa e em suas coligadas. Manoel de Freitas é um daqueles personagens que se dedicou de corpo e alma a uma única empresa, do início de sua carreira até a aposentadoria. Sempre muito respeitado e querido pelos seus colaboradores. Em 2003, criou a empresa Manoel de Freitas Consultoria Florestal, o que lhe permitiu ampliar sua carreira para inúmeras outras empresas brasileiras e internacionais: Ramires Reflorestamentos, Caxuana Reflorestamento, Votorantim Celulose e Papel, ArborGen, Aracruz Celulose, Suzano, MecPrec, GMR Florestal, etc. Internacionalmente, atuou em países como Chile, Argentina, Peru, Estados Unidos, Inglaterra e Uruguai, dentre outros. Participou de dezenas de cursos e congressos como orientador e palestrante.
Teve grande participação na gestão do IPEF (como presidente e também diretor do Conselho de Administração), e atuações importantes em outras associações, como: Associação Paulista dos Engenheiros Florestais, SBS - Sociedade Brasileira de Silvicultura, Florestar (membro fundador e presidente por cinco anos), FunBio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e Reflores/MS - Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. Atualmente, exerce também o cargo de conselheiro da Innovatech. Sua experiência e visão holística colaboraram para torná-lo um profissional com amplo e diversificado conhecimento.
Em 1988, juntamente com o saudoso Dr. Ronaldo Algodoal Guedes Pereira deram início ao projeto de reflorestamento da Champion no Mato Grosso do Sul e que deu origem ao grande polo industrial, que se formou na região. Esse registro jamais será esquecido, e sempre será reverenciado pelos silvicultores brasileiros. Foi agraciado com vários prêmios, distinções e homenagens. Com destaque e merecido orgulho, foi o primeiro engenheiro florestal a ser agraciado com o Prêmio Floresta, da Universidade Federal do Paraná, em 2000, quando se comemorava os 40 anos da Engenharia Florestal no Brasil. Manoel de Freitas é casado com Elisabete, paranaense de Sengés; sendo que o casal tem três filhas (Charlote, Camile e Dubianca) e três netinhos - seus maiores e mais valiosos patrimônios nessa existência.
A Comunidade de Silvicultura rende-lhe, com a maior satisfação, os mais sinceros cumprimentos pela extraordinária colaboração que tem prestado ao desenvolvimento da silvicultura brasileira. É um profissional que enriquece a atividade e orgulha a todos que gozam do privilégio de sua amizade!
Nota: A Comunidade de Silvicultura agradece a participação do Eng.Ftal. João Comério na elaboração desse texto e registra a publicação - Eucalyptus Newsletter de Celso Foelkel - como referência para coleta de detalhes informativos para organização dos dados apresentados nessa homenagem.



Nelson Barboza Leite -Diretor da Teca e Daplan -Serviços Florestais - nbleite@uol.com.br